Fibromialgia e SII: qual é a conexão?

Fibromialgia e SII

Fibromialgia e SII podem estar ligadas por conta da manifestação intestinal poder auxiliar no diagnóstico da doença crônica

A fibromialgia, doença que causa dores por todo o corpo, pode ter outros sintomas e problemas relacionados. Entre eles, a síndrome do intestino irritável está presente em quase 60% dos pacientes diagnosticados com a doença. É o que afirma a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

A SII pode causar fortes dores e desconforto abdominal, segundo médico especialista Gustavo Menelau. No decorrer deste artigo você vai entender a possível relação entre as duas enfermidades.

Fibromialgia e SII

A fibromialgia e SII, mesmo se não tiver uma conexão de causa entre os dois distúrbios, a síndrome do colo irritável é quase uma manifestação clínica gastrointestinal da fibromialgia. É o que ressalta a professora do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG, Fabiana Moura. Recentemente, ela foi convidada do Saúde com Ciência, programa de rádio com foco em saúde, produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG .

“Fisiopatologicamente, a gente também não entende completamente a síndrome do colo irritável. É como se fosse o sintoma do trato gastrointestinal associado a distúrbios do humor, à dificuldade de dormir. Do mesmo jeito que tem dor nos músculos, o paciente tem essa desorganização do intestino: ora fica preso, ora dá diarreia.”

Além disso, a fibromialgia é uma doença crônica, a qual o principal sintoma é uma dor difusa no corpo que não tem uma outra causa para justificá-la. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença atinge cerca de 2,5% da população mundial, ou seja, em torno 200 milhões de pessoas.

Diagnóstico difícil

O diagnóstico para fibromialgia não é simples. Isso porque não há uma exame específico. E é exatamente por este fator que a síndrome do intestino irritável pode auxiliar na identificação da doença, por ser muito prevalente entre os pacientes.

Contudo, a professora ainda ressalta que o contrário também ocorre.

“Quando está pesquisando fibromialgia, a gente pergunta como está o intestino. E quando a gente está pesquisando síndrome do colo irritável, a gente pergunta se tem dor no corpo e se dorme bem.”

Um exemplo real é o caso da designer Mohara Villaça, de 34 anos, que teve o diagnóstico da síndrome antes de identificar a fibromialgia. A profissional chegou a pensar que o incômodo fosse provocado por intolerâncias alimentares até descobrir o distúrbio.

“Eu não conseguia, às vezes, concentrar nas coisas porque eu sentia muita dor no abdômen. Inclusive, foi um dos sintomas que facilitou no diagnóstico de fibromialgia.”

Outros sintomas relacionados à fibromialgia

Além da síndrome do intestino irritável, a fibromialgia possui outros sintomas relacionados que também ajudam no diagnóstico, como a fadiga. A condição está associada com o sono não reparador dos pacientes, ou seja, mesmo dormindo, eles sempre acordam cansados.

A fadiga pode se tornar um ciclo vicioso, pois em razão das dores intensas no corpo, os pacientes não descansam. E, consequentemente, eles não conseguem ter energia para fazer as tarefas do dia, o que pode se tornar um gatilho para a dor da fibromialgia começar, reforça Fabiana.

“Quando a pessoa tem dor no corpo inteiro por mais de três meses, sem limitação da atividade diária, associada a um sono que não descansa, a gente pode pensar que isso seja fibromialgia.”

Portanto, se a pessoa perceber esses sintomas, deve procurar um atendimento médico para que seja feito o diagnóstico correto.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Julien Tromeur)