Investimentos: Saiba mais sobre transferência de custódia

investimentos transferência de custódia

Uma das maiores corretoras de investimentos do Brasil, o grupo XP, divulgou recentemente um aumento no valor mínimo para investimentos em renda fixa, o que gerou reclamação dos próprios clientes.

Muitas pessoas que não possuem a quantia necessária para permanecer neste tipo de fundo pensam em outras soluções, dentre elas a transferência de custódia.

O que é transferência de custódia?

Você pode trocar de corretora quando esta não atende mais as suas expectativas através da transferência de custódia de todos os seus investimentos. Este método possibilita que o cliente não precise resgatar seu dinheiro e muito menos pagar imposto sob ele.

Como funciona?

O procedimento é simples e pode variar de uma corretora para outra, mas em geral é seguido um padrão de atendimento.

Passo a passo

Primeiro passo: Deve-se abrir uma nova conta na corretora escolhida e observar as taxas oferecidas. É importante pesquisar muito bem o local de novo destino dos seus investimentos antes de fazer a migração, saber se é de confiança e boa reputação no mercado financeiro.

Segundo passo: Acione a corretora original e solicite o documento de transferência de valores mobiliários. Após o preenchimento do formulário com informações sobre as duas instituições financeiras e reconheça firma da assinatura em cartório.

Terceiro passo: O cliente deve contatar com a antiga corretora para formalizar o envio do documento. Não é necessário fazer mais nada poucos dias, a custódia do investimento já estará na nova empresa.

É bom não esquecer de ter sempre em mãos, para agilizar o processo, o número das contas (antiga e nova), razão social da empresa número do agente de custódia e CNPJ das corretoras. Esses dados são fornecidos pelas próprias corretoras.

O que é CVM?

Em caso de qualquer problema no meio do procedimento, a pessoa pode entrar em contato com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para tirar dúvidas ou fazer reclamações. Este órgão é responsável por regular o mercado financeiro.

Corretora não é dona dos investimentos

É importante frisar que a corretora jamais será detentora dos investimentos. Ela apenas possui a custódia do dinheiro enquanto contratada pelo cliente.

Saber o seu perfil

O cliente precisa identificar o que ele prefere e unir os perfis. E a pessoa tem o poder de trocar de instituição caso a empresa já não consiga lhe oferecer mais opções, seja de renda fixa com diversos tipos de fundo ou mais oportunidades de renda variável, por exemplo.

*Foto: Reprodução / Free Images – ‘Robert Owen-Wahl’ Link: CharterForCompassion.org