Jogos Escolares Brasileiros: Brasília volta a receber evento após 19 anos

Jogos Escolares Brasileiros: Brasília volta a receber evento após 19 anos

Jogos Escolares Brasileiros reúne 5 mil atletas de todos os estados do país, e começou no sábado (28/10) e vai até 9 de novembro

Palco para o nascimento de grandes talentos do esporte, os Jogos Escolares Brasileiros começam no sábado (28/10) para uma nova edição. A novidade desta edição é que após 19 anos, Brasília volta a receber o evento. A competição reúne mais de 5 mil estudantes entre 12 e 14 anos vindos de todos os estados brasileiros para competir em diversas categorias. As disputas vão até 9 de novembro e serão divididas em 19 sub-sedes, todas dentro do Distrito Federal.

Jogos Escolares Brasileiros

Ao todo, os Jogos Escolares Brasileiros colocam em ação 18 modalidades diferentes, incluindo uma paradesportiva (atletismo adaptado) e outras duas de demonstração (esgrima e curling). Os jovens poderão participar em atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho:

“Os JEB’s são uns dos únicos eventos mundiais que conseguem manter uma igualdade de número de competidores entre os gêneros masculino e feminino, por uma política implementada pela CBDE e segue sendo um dos nossos pilares. Outro ponto estratégico que valorizamos é a garantia da participação de todos os Estados do Brasil, com custeio dos deslocamentos interestaduais para aqueles Estados que estavam com dificuldade.”

Premiação

Os jovens serão premiados em medalhas de ouro, prata, bronze e cobre, valorizando o desenvolvimento esportivo e a integração. Além das competições, os jovens também vão poder aproveitar para fazer um intercâmbio cultural com a “Noite dos Estados”. As delegações vão poder se encontrar para trocar experiências e apresentar os diversos aspectos culturais dos respectivos estados de cada um.

Por fim, o presidente da CBDE afirma que é sempre uma honra fazer com que novas gerações de atletas tenham essa oportunidade. Ou seja, não apenas de participar de uma competição de alto nível, de excelência. Contudo, também de terem a chance de conhecer novas cidades, além de trocar experiências e culturas com garotos e garotas de todas as partes do Brasil.

*Foto: Reprodução/Instagram Oficial