Com as técnicas de mindfulness, o bloqueio mental no trabalho vai embora e dá espaço à produtividade
No mundo corporativo muito se ouve a respeito de pessoas que tem de lidar com muita pressão para garantir o salário dos sonhos. O que muitos imaginam que quem possui um alto cargo e salário não tem de enfrentar desafios diários, engana-se. Eles sofrem as consequências de um trabalho que requer dedicação total. Com isso, chegam a desenvolver o stress e bloqueio no trabalho. Porém, as técnicas de mindfulness podem auxiliar neste quesito.
Técnicas mindfulness
O importante é saber lidar com essas situações e acreditar que pode afastar pensamentos ruins e limitados que prejudicam seu desempenho no trabalho. Tem pessoas que se olham no espelho e pensam que tem que engolir muito sapo para conseguir enfrentar os desafios diários num ambiente corporativo ou outro qualquer.
A maioria das pessoas passa grande parte do dia dentro de empresas ou outros locais de trabalho. São aproximadamente 90 mil horas durante uma vida. Portanto, é de extrema valia afastar os maus pensamentos. Mas só seguir em frente, talvez, não seja a melhor solução, e pode até se revelar uma atitude ineficaz. Pois os sentimentos ruins retornarão mais cedo ou mais tarde. É uma grande armadilha.
No começo, a vontade de deixar para trás a sensação de congelamento pode parecer um grande esforço e aí chegam as razões para desistir. Frases desaninamodoras começam a invadir a mente, tais como: “por onde começar?”, “e se eu falhar?” “ninguém vai ouvir”, “é muito arriscado”, “eu deveria apenas ser grato”. Portanto, a chance de resolver esta questão passa a se tornar em um muro mais alto e difícil de escalar. Por fim, a pessoa pode desistir de praticá-la.
É aí que entra as técnicas de mindfulness do momento que você percebe que precisa se libertar do passado. Alterar as perguntas acima e utilizar um pouco de reflexão consciente sobre liderança podem ajudar.
Exercícios
Criar a consciência de que precisa mudar algo em sua vida já é meio caminho andado. Desenvolver pequenos hábitos podem fazer toda a diferença em seu cotidiano.
Segue abaixo 3 fases, baseadas nas técnicas de mindfulness que podem ajudá-lo:
Fase 1. Encontre um local silencioso e harmonioso com o intuito de permitir que sua mente e corpo se constituam no atual momento. Em seguida, medite com o uso da respiração por alguns instantes ou, se conseguir, por mais de um minuto. Isso tudo pode ser muito benéfico.
Fase 2. Lembre-se como está hoje sua experiência profissional. Faça uma lista dos elementos que bloqueiam sua mente e o limitam. Não tenha pressa em fazer esta reflexão e seja bastante específico nesta análise. Coloque tudo o que refletiu no papel para assimilar cada vez mais.
Fase 3. Com calma, reflita sobre esta pergunta: “Que pequeno passo pode começar a afrouxar um elemento?”. Opte por algo que seja fácil de ser executado e pequeno. E avalie qual sua percepção diante dessa prática.
Por fim, identificar que é melhor quebrar essa solução em vários pedacinhos é o caminho certo para seguir em frente, segundo as técnicas de mindfulness.
Continue a cultivar mais estas três fases, de maneira que realize pequenas mudanças e analise de novo seus efeitos. E reflita sobre: “O que está acontecendo com a sensação de ‘estar preso’?”.
Fonte: Forbes Brasil
*Foto: Divulgação