Na segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou uma nova modalidade de recurso para pagamento no aplicativo, disponível para smartphones Android e iPhone (iOS). Por meio do WhatsApp Pay (ou WhatsApp payments), usuários de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business podem enviar e receber dinheiro pelo mensageiro com o Facebook Pay.
No início deste ano, Mark Zuckerberg revelou em entrevista à The Economic Times, que o WhatsApp poderia ser monetizado. Agora, a modalidade de pagamentos promete facilitar transferências bancárias entre usuários do app. No Brasil, o WhatsApp Pagamentos será disponibilizado nas próximas semanas.
WhatsApp Pay – o que é?
O WhatsApp Pay é uma nova modalidade para transferências de valores no WhatsApp. Com isso, usuários poderão receber e enviar dinheiro para amigos e familiares, e fazer pagamentos de produtos e serviços de empresas no WhatsApp Business. O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay. Portanto, é preciso configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp.
Além disso, não há cobrança de taxas de serviço aos usuários, nem para transferências por cartão de débito, nem para pagamentos via cartão de crédito. Os pagamentos também podem ser consultados a qualquer momento na aba “Pagamentos”, em “Ajustes” no menu de configurações do mensageiro.
Com funciona o recurso
Quem possui contas pessoais no WhatsApp, há um limite de R$ 1 mil reais por transação. Por dia, podem ser feitas até 20 transações. Porém, os valores de transferência não podem ser acima de R$ 5 mil por mês.
O WhatsApp Pay também não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais, nem para pagamentos de compras realizadas em empresas no WhatsApp Business. No entanto, para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações, mas o mensageiro cobra uma taxa de processamento por vendas, que é fixada em 3,99%.
As transações são exibidas no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY –WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro. Usuários podem conferir o histórico de pagamentos pelo WhatsApp, com indicações como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.
Facebook Pay
O Facebook Pay está em fase de lançamento no Brasil e pode ser usado para fazer transferências e pagamentos via WhatsApp, além de compra de jogos no Facebook.
Como as duas plataformas são integradas, não há necessidade de ter uma conta no Facebook para poder utilizar o Facebook Pay no WhatsApp: é só configurar o recurso no mensageiro. Basta tocar sobre o clipe ao lado de “Digite uma mensagem” e na sequência, sobre “Pagamentos”. Insira o valor que deseja enviar e toque em “Começar” para adicionar uma forma de pagamento.
Em seguida você cria um PIN para o Facebook Pay, e informa dados como nome completo e CPF. Depois, adicione os dados do cartão de algum dos bancos participantes para validá-lo por meio do código de verificação.
Os meios de pagamento aceitos são cartões de crédito ou débito com bandeiras Visa ou Mastercard. E os bancos participantes são, por enquanto, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi (incluindo a conta digital Woop).
É importante reforçar que para contas pessoais do WhatsApp só será aceito cartão de débito para realizar transferências. Já os cartões de crédito podem ser usados apenas para enviar pagamentos a empresas que usam o WhatsApp Business, em que o Facebook Pay deve estar configurado para “Receber pagamentos por vendas”. Também não é possível realizar transferências pelo WhatsApp Web ou WhatsApp para computador.
Envio de dinheiro pelo WhatsApp Pay
Para enviar dinheiro a amigos e familiares ou quitar contas comerciais via WhatsApp é preciso configurar o Facebook Pay no app. Toque o clipe de anexar e, em “Pagamentos”, adicione o valor referente para enviar ou pagar, e também é possível inserir uma descrição para o pagamento. Para concluir a transferência, toque em “Pagar” e confirme com o PIN do Facebook Pay.
Também é possível enviar ou solicitar pagamentos em grupos, e para que os outros membros não vejam dados sobre o pagamento, o recomendado é encaminhá-los em uma conversa privada.
Como receber dinheiro pelo app
O dinheiro recebido só poderá ser aceito quando o Facebook Pay for configurado no WhatsApp, o que pode ser feito em “Configurações” > “Ajustes” > “Pagamento”. Se o Facebook Pay já estiver configurado, toque sobre “Aceitar pagamento” e o valor recebido será transferido para a conta do banco associada ao cartão de débito.
WhatsApp Pay e WhatsApp Business
Para receber pagamentos pelo aplicativo, também é necessário configurar o Facebook Pay, além de criar ou conectar uma conta Cielo e fornecer os dados da conta bancária para recebimento dos valores correspondentes.
Para configurar o Facebook Pay no WhatsApp Business, vá em “Configurações”, “Pagamentos”, “Serviços” e, por último “Facebook Pay”. Selecione “Receber pagamentos por vendas” e toque em “Continuar”. Depois, crie ou conecte uma conta Cielo e insira todos os dados solicitados.
Todas as transações são realizadas pela Cielo, por isso é necessário ter uma conta cadastrada. O processo de verificação da conta bancária dura, em média, três dias, e os pagamentos realizados por clientes são transferidos da conta Cielo para a conta bancária em até dois dias úteis. Também não há limite de pagamentos para vendas realizadas pelo WhatsApp Business. No entanto, há cobrança de uma taxa fixa em 3,99% sobre o valor de cada transação realizada.
Segurança do novo recurso
Pelo fato dos pagamentos serem repassados a instituições financeiras, não tem como proteger estas informações com criptografia de ponta-a-ponta. Todavia, o WhatsApp garante que todos os dados fornecidos são armazenados em uma rede de grande segurança, e todas as informações concedidas ao WhatsApp possuem criptografia entre os servidores do app e o smartphone do usuário.
O Facebook recomenda também que informações como o código de confirmação do WhatsApp, PIN do Facebook Pay e códigos de verificação não sejam compartilhados com terceiros.
Para maior segurança, a autenticação em dois fatores pode ser ativada, além do reconhecimento facial e biométrico ao abrir o app.
Fonte: Site TechTudo
*Foto: Divulgação