Facebook quer monetizar WhatsApp, sem anúncios

facebook quer monetizar whatsapp, sem anúncios

Comprado pelo Facebook em 2014 por US$ 22 bilhões e que atualmente conta com 120 milhões de usuários só no Brasil, o aplicativo de mensagens WhatsApp pode ser monetizado pela empresa de Mark Zuckerberg.

Facebook e a monetização do WhatsApp – entenda

De acordo com uma reportagem publicada no site indiano The Economic Times, o presidente global do Facebook, Zuckerberg, comentou sobre o futuro do serviço de mensagens durante uma conferência com investidores. Em um trecho, ele disse o seguinte:

“Uma das formas com as quais estamos trabalhando para desenvolver os pagamentos no WhatsApp é a possibilidade de enviar dinheiro de maneira tão fácil quanto a de mandar uma foto para algum contato.”

Além disso, Mark se diz motivado com a ideia e estima poder lançar o novo recurso em vários países já nos próximos seis meses. Testes do recurso de pagamentos via WhatsApp estão sendo realizados pela companhia desde 2018, com um milhão de pessoas na Índia, considerado o maior mercado do app no mundo.

Na Índia, o Payments usa plataformas de pagamento nacionais, o que possibilita que as transações comerciais entre os usuários sejam atreladas às suas contas bancárias. O projeto permanece operando em modo piloto, e deve atingir 400 milhões de indianos quando for lançado oficialmente.

Concorrentes do Facebook/WhatsApp

Já outras empresas do segmento de tecnologia, tais como: Apple, Google e Samsung, contam com seus próprios serviços de pagamento via smartphone. Por cada transação feita com o Apple Pay, por exemplo, a Apple recebe 0,15% do valor pago. Em uma compra que custou US$ 200, a empresa fica com 30 centavos de dólar. Pode parecer pouco à primeira vista, porém, o fato é que o Apple Pay tem, em média, mais de 11 milhões de transações por dia.

O Facebook descartou recentemente a probabilidade de obter uma renda com anúncios no aplicativo de WhatsApp. Portanto, serviços como o WhatsApp Pay será o modo que a companhia de mídias sociais encontrou para conseguir monetizar o app, que possui 1,5 bilhão de usuários em todo o planeta. O recurso é uma plataforma global de pagamentos, que poderia possibilitar transações diretas de usuários para usuários, de empresas para usuários e de empresas para empresas.

Considerando que o aplicativo de mensagens possui muitos mais usuários que o iPhone, podemos supor que o serviço também pode ser bastante lucrativo.

Em contrapartida, ainda não previsão oficial de lançamento deste recurso de pagamento via WhatsApp em solo brasileiro, que é considerado um dos maiores mercado para o serviço de mensagens instantâneas a nível global.

Já antevendo que isso se transformou em uma tendência, o banco Itaú criou em 2018 um teclado virtual que possibilita enviar dinheiro por meio do WhatsApp.

Novas funcionalidades do WhatsApp em 2020

Ao longo de 2019, o WhatsApp fez diversos testes para implementar um modo escuro, que é uma tendência em apps de todo tipo para 2020.

Isso também inclui os aplicativos: Instagram, Messenger, Pocket, Feedly e Twiiter. Todos eles apresentam o visual predominantemente preto.

Fonte: TecMundo e Revista Exame

*Foto: Reprodução / Pixabay