O que é gestão de finanças pessoais?

Gestão de finanças pessoais

Imagine um dia comum, você acorda para ir ao trabalho e no meio do caminho lembrou que precisa pagar uma conta importante. No trânsito a mente não para de pensar em formas de garantir que o mês feche no positivo e ainda que o bem-estar da sua família seja assegurado. Sabe qual o nome dado a esse cenário? Gestão de finanças pessoais.

A gestão de finanças pessoais garante um futuro melhor para você e sua família, além disso, com essa atitude você pode realizar sonhos que a muito estavam na gaveta. Seja trocar de carro, comprar um apartamento, usar seu dinheiro com consciência fará com que você conquiste seus planos e ainda tenha uma reserva para imprevistos.

Definindo a gestão de finanças pessoais

Para praticar, antes de mais nada é preciso entender como funciona a gestão de finanças pessoais. Por exemplo, em uma empresa a gestão está atrelada ao controle dos processos de organização, o seu maior objetivo é fazer com que o negócio atinja as suas metas.

Para fazer a gestão de finanças pessoais é preciso traçar estratégias que te leve a atingir os seus objetivos. Além disso, durante a aplicação dessas estratégias é preciso implantar ações que ajude a controlar todos os processos.

Na sua casa a gestão não é diferente, é preciso controlar as atividades do dia a dia tendo em vista os objetivos que você e seus familiares querem alcançar. Cuidar do seu dinheiro exige cuidados e vale buscar conhecimentos sobre finanças pessoais.

Aplicando a gestão de finanças pessoais

Agora vem a pergunta: como colocar tudo em ordem? Primeiro é importante ter um panorama real dos gastos da sua casa, caso tenha dívidas é importante organizar em uma planilha o tamanho delas, saber a renda familiar total, os gastos fixos e variáveis.

Para controlar os gastos tenha um arquivo, como uma planilha, por exemplo, onde você coloca todas as entradas e saídas de cada mês. Seja um cafezinho que você se permite para aliviar o estresse deve entrar nesse controle, pois ele, a longo prazo, pode ter impacto quando fechamos a conta no final do mês.

Ter esse controle vai te permitir vislumbrar um cenário real da sua vida financeira e saber quais gastos podem ser cortados para você atingir as suas metas. Lembre-se! Tudo deve ser contabilizado de acordo com a realidade.

Realizar a gestão de finanças pessoais significa muito mais do que um controle, mas com essa atitude você está cuidando da sua saúde financeira e garantindo um futuro melhor para a sua família.