Entre as ações para se conseguir um emprego via LinkedIn está colocar uma boa foto de perfil na rede social profissional
Muitas pessoas possuem um perfil na rede social de empregos LinkedIn. Porém, nem todas conseguem uma vaga por lá. Neste artigo, daremos o passo a passo de conseguir este feito.
Como conseguir um emprego via LinkedIn
Ao colocar uma boa foto de perfil nesta rede você pode aumentar em 21 vezes sua chance de visualização, além de garantir nove vezes mais chances de conexão. Isso porque, em média, um profissional é contratado pelo LinkedIn a cada sete segundos.
Todos estes dados foram compartilhados por Erica Firmo, gerente de comunicação da rede profissional, no episódio do podcast Entre Trampos e Barrancos.
Na ocasião, os leitores da revista EXAME mandaram suas maiores dúvidas sobre o LinkedIn e a especialista respondeu a todas. Ela afirmou que as perguntas cobriram todas as questões que ela já costuma receber.
Passo a passo
Sendo assim, tais questionamentos acabaram servindo como uma espécie de passo a passo para conseguir um emprego via LinkedIn. Além de saber fazer seu próprio networking, criar sua marca pessoal e até procurar clientes para alavancar a carreira.
Como primeira dica, ela diz:
“Não basta ter um perfil pronto, cheio de experiência e de conhecimento. Você precisa de um plano de busca de emprego.”
Faça um checklist
Fazer um checklist no LinkedIn engloba os seguintes itens:
Foto de perfil – pense nesta foto. Ela precisa ser adequada ao cargo que você almeja, ou seja, não adianta colocar uma foto de óculos escuro ou na praia, por exemplo.
Título e resumo – coloque seu cargo atual ou especialidade no título e escreva um resumo da sua trajetória para se apresentar. Invista em palavras-chave para que os recrutadores o encontrem.
Preencha 100% do perfil – mantenha o cargo atualizado (você tem oito vezes mais chance de visualização) e não se esqueça de colocar a instituiçâo de ensino onde estudou.
Localização – coloque a cidade onde mora no perfil, pois isso aumenta em 23 vezes mais de seu perfil ser encontrado.
Habilidades – procure garantir que preencheu todas as habilidades interpessoais, habilidades técnicas, trabalhos voluntários, certificados e idiomas.
Busca por emprego
A etapa seguinte diz respeito á busca por emprego. Neste caso, se atente a estes itens:
Filtre os seus interesses de carreira – faça a candidatura certeira, não adianta mandar seu perfil para todas as vagas da plataforma.
Assine o alerta de vagas – no perfil, é possível fazer um filtro com as vagas e empresas que te interessam. O LinkedIn avisa assim que a vaga é publicada via e-mail.
Filtro de foto – O filtro “open for jobs”, ou disponível para vagas, foi lançado em abril de 2020 para ajudar quem foi demitido durante a pandemia. Quem utilizou o filtro desde então recebeu 40% mais mensagens de recrutadores e 20% mais mensagens de colegas de trabalho.
Explore o mercado – siga no LinkedIn a página das empresas para ficar atualizado e fazer seu plano de emprego.
Café virtual – acompanhe as empresas dos seus sonhos e profissionais dentro delas na área em que você gostaria de trabalhar. O LinkedIn é uma rede social e você pode chamar os outros para um café virtual de relacionamento.
Cursos de graça no LinkedIn
Além disso, o LinkedIn também oferece a possibilidade de aprender habilidades digitais.
Em parceria com a Microsoft, a rede profissional ofereceu 96 cursos em português e gratuitos para ensinar habilidades técnicas e comportamentais a quem precisa se preparar para o mercado de trabalho pós-pandemia.
Entretanto, eles ficaram disponíveis só até o fim de março deste ano. Foram nove rotas de aprendizado, separados por temas. Entre os quais: “Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade” ou “Torne-se um especialista em atendimento ao cliente”.
*Foto: Divulgação