Não adianta mentir ou disfarçar, para atuar no mercado de trabalho seja de qual for o segmento, é bastante recomendado que a pessoa tenha um bom networking (recomendação de outros colegas da mesma área). A afirmação vem do cargo do headhunter, Fernando Mantovani que é diretor geral da Robert Half.
Reveja seu networking em 2020
Mantovani ressalta que não fala das famosas indicações “amigas”, e sim à checagem de referências, quando um recrutador tem a chance de avaliar qual é a opinião de antigos parceiros de trabalho do candidato ou de seus antigos gestores.
Portanto, o diretor recomenda que o profissional reveja seu networking, mantendo rede de contatos para este ano que se inicia.
O headhunter listou cinco boas práticas de como manter aquecida sua rede de contatos.
1 – Listar contatos importantes para estar próximo
Ele explica que desde que você entrou para a universidade passou a ser avaliado por outras pessoas. E o mesmo vale sobre sua opinião a respeito de outros colegas, no que diz respeito a comportamento. E aí vem a pergunta: qual pessoa daquela época você admirava e que seria bom manter o vínculo para saber como está o mercado de trabalho atual? E ainda, com quem gostaria de buscar aconselhamento ou outro motivo que faça de um profissional ou pessoa melhor?
2 – Desenvolver uma rede dentro de onde já trabalha
Apesar do ritmo intenso de trabalho e familiar, é bastante saudável e recomendado também que você reserve um tempo para participar de um happy hour com colegas de onde trabalha. Atualmente, nas empresas fica difícil quem será o próximo gestor de tal setor. Com isso, é indicado desenvolver bons relacionamentos interpessoais.
3 – O networking deve ser encarado como algo profissional
A pessoa que sabe se planejar bem, consegue reservar na agenda horário para encontros, mensais, quinzenais, etc. Depois disso é só encaixar os convidados que deseja desenvolver estreitar estes laços profissionais, que ainda pode incluir colegas do trabalho ou de faculdade, parceiro de emprego anterior e assim por diante. No entanto, vale ressaltar, que o planejamento deve sair do papel, ou seja, ser cumprido de fato, do mesmo modo que você faria com um cliente importante para a empresa.
4 – Não é prudente procurar a pessoa só quando precisa
Além de ser desagradável para a pessoa que está sendo procurada por você, pode soar como um encontro por interesse. Acontece muito por aí das pessoas buscarem ajuda de antigos colegas de faculdade ou de outras empresas só quando necessitam. Não cometa jamais este erro.
5 – Crie meios para manter seu networking aquecido
A última dica é não deixar que seu networking esfrie. Mantenha contato de verdade com outros profissionais de sua área. Você pode manter o contato no sentido de compartilhar informações relevantes com outros colegas, além de notícias, eventos de interesse do profissional em questão. Esta aproximação pode ser feita por meio de redes sociais, mensagem instantânea ou e-mail.
Mantovani acrescenta também que vale o hábito de parabenizar o colega em seu aniversário ou em decorrência de alguma promoção de emprego, ou ainda em um projeto de destaque que esteja envolvido.
Por fim, manter um networking exige disciplina, mas que possui impactos positivos em nossa carreira e projetos, com o intuito de se destacar como ser humano e bom profissional.
Agora é correr atrás e já fazer sua lista para 2020.
Fonte: Revista Você S.A
*Foto: Divulgação