Renegociar salário envolve estratégias que pode impactar positivamente seu futuro financeiro
O melhor meio de ganhar o suficiente para conseguir fazer o que deseja não deve acarretar em mais funções, ou seja, ganhar mais para executar o que já faz no dia a dia. Confira neste artigo como ajustar seu salário, impactando positivamente em suca carreira, e também em sua vida financeira.
Renegociar salário
No entanto, renegociar salário não é uma tarefa simples, uma vez que nem todo mundo sabe ou quer discutir uma nova remuneração. Mas para quem quiser tentar a sorte, recentemente, a Forbes Brasil elencou cinco dicas preciosas de como reneciar seu salário atual, sem precisar sair do emprego.
1 – Pesquise valores de mercado
Antes de pedir uma reunião para tratar do assunto com seu superior direto, faça uma pesquisa de mercado com valor atual pago para quem desempenha a sua função. Utilize recursos como Glassdoor ou LinkedIn Salary, além de verificar com pessoas que você conhece na empresa e se informar sobre a remuneração no mercado de trabalho.
2 – Seja flexível
Jamais desconsidere benefícios como seguro saúde, contribuições para a aposentadoria, opções de ações, bônus, arranjos de trabalho flexíveis e colegas amigáveis. E em caso de a empresa não conseguir atender, neste momento, sua expectativa salarial, esteja aberto a soluções criativas.
Isso envolve a negociação de um bônus baseado em desempenho, tempo adicional de folga ou a oportunidade de uma revisão salarial após meses de trabalho. Ou ainda se você já está nesta empresa há tempo suficiente, eles podem oferecer um período sabático. Você também pode se sentir confiante de que está sobrequalificado para o seu salário e simplesmente aproveitar a oportunidade para descansar um pouco.
3 – Prove seu valor
Esteja firme no que irá dizer quando chegar à reunião, no que diz respeito a saber seu valor. Mostre um material à empresa, que evidencie como você contribui para o resultado financeiro da companhia ou para o sucesso da equipe, o que justificaria seu pedido por uma remuneração maior.
4 – Aceite silêncios constrangedores
Durante a negociação, não tenha medo das pausas no diálogo entre você e o empregador. Após fazer seu pedido de aumento, dê um tempo para a empresa responder. Você já conhece bem seu chefe agora e pode lidar com uma interação constrangedora.
5 – Seja estratégico com outras ofertas
Por fim, em caso de você possuir múltiplas ofertas de emprego, pode usar isso a seu favor. Na realidade, a ideia de que algo só vale o que alguém está disposto a pagar é super importante. Portanto, se outras pessoas estão dispostas a pagar mais pelo serviço que você desempenha do que seu chefe atual, isso é algo que ele precisa saber, para que tenha uma solução.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/vetores-gratis/dois-homens-tentando-ganhar-o-jogo_894382.htm#fromView=search&page=1&position=45&uuid=f46c51c0-e063-4b3e-84dc-d6ad0d204aa6