Sindicato aceita proposta de acordo da Ford sobre fechamento

acordo fechamento fábrica ford abc

O acordo prevê fechamento somente no fim de 2019 e coloca à disposição apoio psicológico aos trabalhadores

A proposta foi aceita por funcionários da fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O acordo entre trabalhadores e a montadora foi intermediado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Em fevereiro, com o anúncio de encerramento da produção de caminhões a nível global, a montadora americana já dava indícios de negociar a venda do espaço na Grande São Paulo. Na ocasião, o motivo foi das montadoras em geral estarem cortando custos para investir em automação e eletrificação.

Além de apoio psicológico, o acordo com os trabalhadores também prevê plano de demissão incentivada e programa de requalificação profissional.

FIM DA PRODUÇÃO

A antecipação das operações da montadora americana em São Bernardo do Campo dependerá do avanço de negociações de compra. Com disso, o vínculo empregatício entre empregados e a Ford terminaria antes do previsto. Por enquanto, o acordo firmado é que o funcionamento da fábrica vá até o final de 2019.

Em nota oficial, o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters afirma:

“Considero esse processo negocial como exemplar e manteremos de forma contínua o diálogo aberto com todos os envolvidos”.

José Quixabeira de Anchieta, conhecido como Paraíba, coordenador geral do Comitê Sindical de Trabalhadores na Ford complementa também em anúncio oficial:

“Atingimos nosso objetivo com um acordo importante para os trabalhadores e uma proteção adicional, uma vez que essa negociação independe da venda da fábrica”.

A fabricante de veículos ainda ressaltou que conversas com compradores em potencial continuam. Uma delas é o grupo Caoa, em que as negociações avançaram. Porém, a empresa encontrou empecilho para os trâmites de financiamento da compra. No início, a distribuidora de automóveis recorreu ao apoio do governo de São Paulo, mas que não foi possível obter a verba por este caminho.

*Foto: Divulgação