Software de IA da Intel, intitulado Articul8, não será negociado na bolsa; é a mais recente medida para buscar capital externo para unidades de negócios
Na semana passada, a Intel anunciou que estava formando uma nova empresa independente em torno de seus esforços de software de inteligência artificial com o apoio da gestora DigitalBridge Group, focada no setor digital, e outros investidores.
Software de IA da Intel
Contudo, em relação ao software de IA da Intel, os executivos da empresa não comentaram o valor do acordo ou se manteria uma participação majoritária no novo empreendimento. Apenas afirmaram que teriam um conselho de administração independente e que a fabricante de chips permaneceria acionista.
Bolsa de valores
Por outro lado, a nova entidade não será negociada na bolsa de valores. Chamada de Articul8 AI (pronuncia-se em inglês “Articulate AI”), é uma consequência do trabalho em tecnologia corporativa de IA que a Intel realizou inicialmente com o Boston Consulting Group (BCG).
Como funciona o sistema
A partir de um de seus próprios supercomputadores, a Intel desenvolveu um sistema generativo de IA que pode ler textos e imagens usando uma combinação de tecnologia de código aberto e desenvolvida internamente. Sendo assim, a companhia modificou esse sistema para rodar dentro dos próprios data centers do BCG para ajudar a resolver as preocupações de privacidade e segurança do BCG.
Vale lembrar que o Google também anunciou em outubro passado a combinação de um assistente virtual com base em IA generativa,
À frente da Articul8
Arun Subramaniyan, que foi vice-presidente e gerente geral do data center e grupo de IA da Intel e se tornará presidente-executivo da Articul8. Ele explica que muitos outros clientes em potencial expressaram reservas semelhantes sobre entregar seus dados a grandes empresas de computação em nuvem para trabalho de IA.
Além disso, disse ainda que os clientes em potencial estão preocupados com os custos excessivos caso milhares de seus funcionários comecem a usar os sistemas.
“Estamos realmente tentando resolver a maior lacuna na IA generativa hoje, que é que construir uma prova de conceito é fácil, mas colocar as coisas em produção e fazê-lo com segurança e de maneira sustentável é realmente o que está faltando”, afirmou Subramaniyan em uma entrevista.
Em busca de capital externo
Vale destacar que a decisão da Intel de criar a Articul8 é a mais recente medida para buscar capital externo para unidades de negócios.
Prova disso é que a fabricante de chips criou a empresa de chips automotivos Mobileye Global e agora planeja uma eventual oferta pública inicial de sua unidade de chip programável.
Além da DigitalBridge, que é de capital aberto e um grande investidor em data centers, outros investidores da Articul8 incluem Fin Capital, Mindset Ventures, Communitas Capital, GiantLeap Capital, GS Futures e Zain Group.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/grafico-de-computador-futurista-de-ia-geradora-de-rosto-humano-brilhante_40964102