S&P 500 sofre maior tombo semanal desde 2008

S&P 500 sofre maior tombo semanal desde 2008

Com este resultado, S&P 500 encerra a semana em queda pela sétima vez consecutiva

O índice S&P 500 encerrou em queda pelo sétimo pregão seguido ontem (28). Isso resultou em seu maior tombo semanal desde a crise financeira global de 2008, em função dos temores de que a rápida disseminação do novo coronavírus possa levar a uma recessão.

Por outro lado, as ações recuperaram algum terreno ao final de uma sessão volátil.

O Dow Jones e o Nasdaq também registraram suas maiores perdas percentuais semanais desde outubro de 2008.

S&P 500 e outros indicadores de mercado

Além do S&P 500, o Nasdaq também registrou um ligeiro ganho de 0,01% ontem, após despencar 3,5% durante a sessão. No caso do Dow, depois de recuar até 4,2% no pregão, o que corresponde a 1 mil pontos, fechou o dia em recuo de 1,4%.

No entanto, depois do fechamento do pregão, os contratos futuros do S&P 500 subiam em torno de 1% e o fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) Invesco QQQ Trust prosseguia 1,3% no pregão estendido.

Na quinta-feira (27), os três índices admitiram o ingresso em território de correção, acumulando queda de mais de 10% desde o último recorde histórico de encerramento.

Em relação às ações, elas encontraram algum suporte após Jerome Powell, chairman do Federal Reserve, o Fed (banco central dos Estados Unidos), afirmar que os fundamentos da economia norte-americana continuam fortes e que o banco central operaria de forma apropriada, na intenção de fornecer apoio.

Venda de ações

Porém, os investidores haviam passado a maior parte do dia de sessão vendendo ações e migrando para os títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries), ativos de segurança. Com isso, a taxa do Treasury de dez anos foi empurrada para sua quarta mínima recorde nesta semana.

Além disso, alguns investidores demonstraram preocupação em iniciar o fim de semana, em que não podem fazer negociações com base no anúncio de novos relatórios sobre o coronavírus. Sobre isso, Jack Janasiewicz, estrategista-chefe de portfólio da Natixis Investment Managers, explicou:

“Para obter um sinal claro, o mercado precisa de evidências de que está sob controle, sem surgimento do vírus em novos países e que não tenhamos um surto significativo nos Estados Unidos.”

Pontuação do S&P 500 e demais índices na semana

O índice Dow Jones (.DJI) sofreu queda de 1,39%, a 25.409 pontos, enquanto o S&P 500 (.SPX) perdeu 0,823833%, a 2.954 pontos. Já o índice de tecnologia Nasdaq (.IXIC) progrediu 0,01%, a 8.567 pontos.

Fonte: revista EXAME

*Foto: Divulgação