Com a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, o desemprego aumentou, além do número de dívidas, afetando a maior parte da população brasileira. Porém, para os que já possuíam dinheiro guardado esta ocasião pode ser uma boa oportunidade de investir com preços baixos. Em outras palavras, é a chance de construir um patrimônio sólido em menos tempo do que o modo tradicional.
Investir com preços baixos
As pessoas que estiverem com dinheiro sobrando que não comprometa a renda mensal, pode investir com preços baixos. No entanto, é preciso estar atento a esta oportunidade para não cometer erros na hora de realizar este tipo de investimento.
O primeiro erro mais comum e que pode ser bem grave é aplicar um dinheiro que possa fazer falta no seu orçamento. Aquela famosa reserva de emergência, que tem o objetivo de salvá-lo a qualquer momento, pois então, este montante deve conter um valor mais alto que o usual em tempos de crise econômica.
Dinheiro aplicado
Em caso de você precisar de dinheiro e este estiver aplicado, pode ocorrer que o resgate venha com prejuízo de ganhos, o que faria de seu plano emergencial ir por água abaixo.
Outras alternativas que também devem ser evitadas agora são o uso do cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito. O motivo de não utilizar neste momento seria que todo o rendimento de suas aplicações seria corroído pelos juros do banco.
Portanto, é de extrema importância conhecer muito bem sobre as aplicações escolhidas. Saber quais sofreriam mais prejuízos com um resgate fora de época, sem contar que ainda têm investimentos que não podem ser resgatados antes da data acordada.
Outra dica é que, normalmente, os investimentos de renda variável, como fundos imobiliários, ações, fundos de ações e alguns fundos multimercado podem acarretar em um grande prejuízo no curto prazo. O recomendável é comprar esses ativos, pensando sempre no longo prazo, o que equivale a um período de 10 anos ou mais.
Qualidade do investimento
É muito importante ficar atento à qualidade do investimento com preços baixos, que você a adquirir. Você tem que aprender a não cair no que a imprensa ou influenciadores digitais falam sobre grandes investimentos de lucro sobre investimentos de alto risco e fundamento ruim.
Todavia, leve em consideração que comprar um ação requer um estudo antes sobre a empresa que pretende adquirir uma cota. Cuidado redobrado com companhias que apresentam grandes prejuízos em suas operações, além de grande queda em seu ramo de atividade.
Dinheiro rápido
Jamais caia em promessas de conquistar dinheiro rápido, pois muitas são golpes disfarçados. Já outras são modos nada eficazes de investir com preços baixos para o pequeno investidor. É o caso da modalidade day trade (que é a compra e venda de ações no mesmo dia na bolsa com o objetivo de ganhar dinheiro na diferença dos preços).
Para os que não possuem experiência com investimentos, o momento pede calma e estudo. Pois nesta época de crise, apesar de um bom jeito de investir com preços baixos, também requer cautela. Um jeito de começar sem medo e sem a chance de perder dinheiro, é fazer uma aplicação em títulos de renda fixa, e deixar para partir para renda variável quando já se sentir mais à vontade. Ao optar pela renda fixa, você estará construindo um patrimônio sólido sem surpresas ou prejuízos.
Fonte: UOL
*Foto: Divulgação