Black Friday registrou crescimento de 72% em vendas por apps

black friday registra crescimento de 72% em vendas por apps

Black Friday deste ano registrou aumento principalmente em compras realizadas por meio de aplicativos, em razão da pandemia

Na última sexta-feira (27) ocorreu oficialmente a Black Friday, mesmo que muitos estabelecimentos tenham começado antes. Por conta da pandemia de Covod-19, cada vez mais consumidores têm utilizando a tecnologia a seu favor, instalando aplicativos de compras para evitarem aglomerações.

De acordo com um levantamento inédito realizado pela AppsFlyer, plataforma de análise de dados e engajamento de aplicativos, a Black Friday deste ano teve crescimento de 72% nas vendas feitas via apps, em comparação ao ano de 2019.

Black Friday via apps

Ao comparar uma semana normal de vendas no comércio, as vendas maior semana do ano para os lojistas foram 650% maiores. Consequentemente, a receita obtida cresceu, marcando uma alta de 330%. Além disso, os consumidores também puderam elevar seus gastos neste período, gastando 5% a mais, em média, do que no ano anterior.

Países analisados

Segundo estudo da AppsFlyer, o Brasil foi de longe o país com maior número de instalações de aplicativos no mês de novembro, diante de outros países avaliados.

E-commerce

Dias antes da data oficial, o setor de e-commerce já era puxado para cima, com crescimento recorde de 47%, motivado pela pandemia.

Sobre isso, o levantamento verificou que os 70 principais apps de e-commerce receberam 45 milhões de instalações. Sendo assim, ele registrou 50% mais instalações em relação aos Estados Unidos, que ficaram em segundo lugar, com 30 milhões de instalações.

Pandemia

Além do Brasil, a pandemia também influenciou o grande aumento de aplicativos em todo o mundo. Por exemplo, no mês de junho, o Brasil apresentou a maior taxa de crescimento mundial. O aumento foi de 55% no número de instalações, em comparação aos dois primeiros meses de 2020.

Indústria

Além disso, o diretor da AppsFlyer no Brasil, Daniel Simões, reforça que houve um desenvolvimento não apenas em aplicativos de comércio eletrônico. Mas também na indústria como um todo. Contudo, em maio, os apps de entrega aumentaram suas instalações em 700%. Já os de saúde física cresceram 300%, revela:

“Os brasileiros incorporaram o hábito de usar o meio para pedidos e compras, transformando a Black Friday 2020 a maior de todos os tempos para os aplicativos.”

Ele conclui que a expectativa em torno da Black Friday deste ano já era grande. Isso porque entre os meses de maio e outubro de 2020, “o volume de compras mensal em apps de e-commerce já alcançaram os números de novembro de 2019, mês da Black Friday”.

*Foto: Divulgação