Criptografia da Zoom, de ponta a ponta, chega com atraso ao mercado

criptografia da zoom, de ponta a ponta, chega com atraso ao mercado

Criptografia da Zoom foi anunciada há quase quatro meses com o objetivo de gerar maior seguranças nas chamadas de vídeo

Após quase quatro meses do anúncio de que iria aumentar a segurança do seu aplicativo de conversas de vídeo, o Zoom Video Communications está fase de implantação da criptografia de ponta a ponta em sua plataforma.

Criptografia da Zoom

O recurso de criptografia da Zoom, na pratica, será adicionada a uma camada extra de privacidade às conversas via aplicativo. Portanto, agora elas serão criptografadas no momento em que deixam o emissor da mensagem e apenas são decodificadas quando chegam ao receptor.

Sendo assim, mesmo que tenha interceptação na troca de informações, uma mensagem ainda estará protegida por uma camada de criptografia.

Vale lembrar que no mês de agosto a empresa de tecnologia passou dicas de como não ter uma reunião invadida pela ação de hackers.

Rivais

No entanto, o novo recurso da Zoom já não é novidade no mercado de aplicativos de mensagens. Prova disso é que empresas rivais também disponibilizam este tipo de serviço, principalmente o WhatsApp e o Telegram. Todavia, o Google Meet não oferece a criptografia de ponta a ponta a seus usuários. A afirmação vem da empresa de segurança digital AVG.

Criticado pela mídia

Antes da implementação da criptografia da Zoom, a empresa foi bastante criticada após declarar que não ofereceria este tipo de serviço aos seus usuários gratuitamente. Na ocasião, o CEO da companhia, Eric Yuan, afirmou que a medida tinha a finalidade de permitir que a empresa trabalhasse em conjunto com órgãos de segurança, como o FBI.

O que vale agora para a criptografia da Zoom

Por enquanto, somente alguns usuários selecionados pela Zoom poderão ativar a funcionalidade. Mas a tendência é de que o recurso de criptografia E2EEE seja implementado para toda a base de usuários da plataforma nos próximos meses. Contudo, por ora, as chamadas seguem protegidas por um padrão de criptografia inferior, o AES de 256 bits.

Segurança

Por outro lado, elevar a segurança do aplicativo não é uma simples tarefa. Sendo assim, as chamadas criptografadas ponta a ponta não permitem a criação de votações, gravações de chamadas em servidores online (na nuvem) e nem o convite para que outras pessoas atendam chamadas antes do organizador do meeting.

Pandemia

Por fim, a empresa Zoom foi uma das que mais aumentaram sua demanda de chamadas em função da pandemia. Além disso, as ações da companhia já subiram 660% desde o início do ano. Isso fez com que a organização atingisse o valor de mercado de US$ 147 bilhões. E em abril deste ano, ela informou ter 300 milhões de usuários em sua plataforma.

*Foto: Divulgação