iFood testa robôs para realizar entregas em 2020

ifood testa robôs para realizar entregas em 2020

Os robôs utilizados pelo iFood foram desenvolvidos pela companhia paulista Synkar e devem ser colocados para testes em janeiro de 2020

O iFood, aplicativo de entrega de comidas, controlado pela Movile, está trabalhando em um projeto que inclui o uso de robôs automatizados na fase inicial ou de encerramento do processo de delivery. A afirmação é do gerente de inovação logística da empresa, Fernando Martins, durante o evento da marca realizado em Osasco (SP), na última terça-feira (29).

Uso de robôs

A companhia paulista Synkar é a responsável pelo desenvolvimento dos robôs, que tem previsão para ficarem pronto em janeiro. A partir daí, a etapa de testes será iniciada. Martins ressalta que a operação comercial tem previsão de início para o segundo semestre de 2020. Para isso acontecer, vai depender das parcerias do iFood com shopping centers e ainda da regulamentação sobre os veículos automatizados nestes lugares.  

A ideia, conforme diz a empresa, é que o robô seja encarado como um complemento da linha de produção de entrega da comida. Isso pode ser determinada na primeira ou na última fase do processo. Além disso, só funcionará em ambientes controlados, como condomínios ou shoppings.

Robôs – estratégia

A estratégia é utilizar o veículo, que será uma máquina com rodas, com compartimento para o pedido, com capacidade de transportar até 30 quilos, para buscar a comida na praça de alimentação do shopping, por exemplo, e levar até o local onde está o motorista, reduzindo assim o tempo de entrega. Martins complementa:

“O motorista também pode levar a encomenda até um condomínio sem precisar entrar na área. O robô leva até a casa da pessoa e otimizamos a entrega”.

Centrais dedicadas ao iFood

A companhia também explica que para esta operação ser viabilizada com sucesso, os shoppings vão precisar possuir centrais dedicadas ao iFood. Sobre isso, a operadora de shoppings centers Aliansce Sonae divulgou que se tornou parceira nesta empreitada do aplicativo de entregas de comida também na última terça-feira, conforme declaração da Reuters. Ela será a primeira a experimentar o serviço de robôs, que utiliza inteligência artificial.

Os primeiros shoppings da marca a criar espaços com utilização de robôs serão o D. Pedro Shopping, em Campinas (no interior paulista), e o Leblon, no Rio de Janeiro.

Hoje, o iFood é o mais conhecido serviço de delivery de refeições por aplicativo do Brasil e responsável pela entrega de mais de 21,5 milhões de pedidos de comida mensalmente no país. A empresa atende 116 mil restaurantes e possui um quadro de 83 mil entregadores.

Fontes: revista EXAME e Folha de Pernambuco

*Foto: Divulgação