Renato Conill, ex-piloto, revive história de Tarumã, atual palco da Stock Car

Renato Conill, ex-piloto, revive história de Tarumã, atual palco da Stock Car

O experiente piloto gaúcho comenta que “Tarumã é, sem dúvidas, a pista mais seletiva do automobilismo nacional”

Atualmente em sua 5ª etapa, a Stock Car 2023 vem emocionando muitos fãs do esporte, o que inclui também veteranos que já defenderam a categoria nas pistas. É o caso do ex-piloto, natural de Pelotas, Renato Conill. A seguir, confira algumas histórias do Autódromo de Tarumã, considerado por Conill como “a pista mais seletiva do automobilismo nacional”.

O gaúcho ressaltou ainda que a forma como essa pista desafia os pilotos e exige habilidade e coragem é impressionante. “Isso só reforça a ideia de que a Stock Car é a categoria mais competitiva do mundo, pois a paridade da competição tem mostrado o alto nível dos pilotos envolvidos”.

Em 2023, a Stock Car comemora 44 anos de trajetória, despontando como categoria que sempre revelou grandes talentos. A estreia, claro, ocorreu no Autódromo de Tarumã, fato que para Renato traz um significado para os gaúchos apaixonados pelo automobilismo. Ele brinca também ao dizer que essa pista era como o seu quintal de casa.

Última corrida foi há 6 anos

Vale lembrar que a última ocorrida em Tarumã foi em 2017. Portanto, seis anos depois, os atuais participantes do campeonato terem tido a chance de também experimentar este traçado tão importante do automobilismo, já marca a edição de 2023 como um grande ano para a Stock Car.

Recursos para se manter

Além disso, os anos em que Tarumã não recebeu o campeonato, o espaço teve de se manter sem o auxílio de prefeituras ou do governo estadual, por exemplo, recorda Conill.

O veterano das pistas relembra ainda que Tarumã conseguiu se manter por meio de rachas noturnos e outros eventos para arrecadar fundos. Com isso, foi possível aprimorar suas áreas de escape, zebras e barreiras de pneus. E o resultado: conquistou novamente o direito de abrigar uma das etapas da Stock Car 2023.

Pista de Cascavel

Contudo, é preciso destacar que não foi apenas a pista de Tarumã que foi melhorada. O traçado de Cascavel, no Paraná, também foi modificado para receber novamente a Stock Car. E neste caso, foi essencial o apoio da prefeitura, que realizou obras e melhorias constantes no autódromo. Para Conill, isso evidencia o “quão importante é o suporte das prefeituras para um autódromo”.

Renato Conill
Renato Conill

Conill diz ainda que poder ter acompanhado a Stock Car nesses dois autódromos onde já correu em 1979, e em outros anos, é motivo de celebração para todos os amantes do automobilismo.

“Tarumã e Cascavel demonstram não apenas a paixão dos brasileiros pelo esporte, mas também a capacidade de se reinventar e se manter relevantes no cenário automobilístico, mesmo em condições adversas. Mal posso esperar para acompanhar as próximas etapas e vibrar com as emoções do esporte no asfalto dessas magníficas pistas.”

Interlagos

Agora, o campeonato que está na 5ª etapa, ocorrida no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, teve o piloto Thiago Camilo como líder da classificação com 151 pontos, e em segundo, Gabriel Casagrande com 134 pontos.