Rota dos Vinhos Paulistas: SP quer impulsionar vendas e turismo

Rota dos Vinhos Paulistas

Rota dos Vinhos Paulistas prevê pacote de medidas para desenvolver enoturismo

Nesta quarta-feira (28), o governo de São Paulo lançou o programa Rota dos Vinhos Paulistas. O projeto prevê um pacote de medidas para desenvolver o enoturismo no Estado.

O projeto visa valorizar a produção local e atender à demanda dos produtores rurais dos municípios que produzem vinhos no estado, além de buscar elevar o cultivo de uvas. 

Além disso, há 17 anos, o estado vem desenvolvendo ações para expandir o setor de vinhos. Mas, apesar de ainda não ser reconhecido pelo setor vinícola, o estado de São Paulo pretende alterar essa realidade com o passar do tempo.

Rota dos Vinhos Paulistas

A Rota dos Vinhos Paulistas é uma parceria entre as pastas da Agricultura e Abastecimento (SPA), Desenvolvimento Econômico (SPE), Turismo e Viagens (Setur), além da coordenação da Casa Civil.

Consumo em São Roque

A cidade de São Roque, distante a menos de duas horas da capital paulista, já é um destino de enoturismo, e chamada de Terra do Vinho. Atualmente, o destino turístico costuma atrair mais de 600 mil visitantes por ano, além de oferecer um clima de serra bastante agradável, boa infraestrutura hoteleira e gastronomia diversificada.

Enoturismo no Brasil

De 2022 a 2023, o consumo de vinho no Brasil cresceu 11,6%. É o que revelou a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O índice corresponde ao segundo maior aumento no mundo.

Sobre isso, o sommelier Luciano Mestrich afirma que a produção global de vinhos é importante para a sociedade como um todo, uma vez que enriquece o patrimônio cultural, econômico e gastronômico de uma determinada localidade.

Interesse dos brasileiros

Com um interesse cada vez maior dos brasileiros por vinho, o enoturismo cresce também, criando mais locais para os apreciadores da bebida poderem degustar diversos rótulos, acompanhados de uma boa comida.

Hoje, a maioria da produção de vinho brasileiro está concentrada na região Sul do país, mais precisamente na Serra Gaúcha, com cerca de 80% desse total, que fica entre os municípios do Vale dos Vinhedos e as cidades Flores da Cunha e Caxias do Sul.

Fonte: Foto de freepik na Freepik