Abertura de pequenos negócios bate recorde no primeiro semestre do ano

abertura-de-pequenos-negócios-bate-recorde-no-primeiro-semestre-do-ano

Abertura de pequenos negócios é a maior se comparada com os mesmos períodos de 2015 para cá, revela levantamento do Sebrae

De acordo com um levantamento do Sebrae, apesar da pandemia de Covid-19, a abertura de pequenos negócios no primeiro semestre deste ano foi a maior se comparada com os mesmos períodos de 2015 para cá.

Abertura de pequenos negócios com alto índice

O levantamento foi elaborado com base em dados da Receita Federal. E o resultado mostra que foram criadas, somente no primeiro semestre de 2021, 2,1 milhões de pequenos negócios. Isso tudo impulsiona cada vez mais o setor PME, mesmo em meio a uma crise sanitária. Além disso, o número é 35% superior ao registrado no mesmo período de 2020, e praticamente o dobro de empresas criadas em 2015.

Empreendedorismo como alternativa

Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, o crescimento do número de empresas nestes primeiros seus meses comprova que o empreendedorismo tem sido visto como uma alternativa de renda. E vale tanto para brasileiros que perderam os empregos quanto para quem resolveu tirar do papel o sonho de empreender.

“O Sebrae tem trabalhado cada vez mais para dar visibilidade e apoiar milhões de brasileiros que estão buscando criar seus próprios negócios, pois sabemos que a saída para a retomada da economia e da geração de empregos passa – necessariamente – pelas micro e pequenas empresas e pelos microempreendedores individuais.”

Ele ainda ressaltou:

“O levantamento também constatou que, entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período do ano passado, houve crescimento tanto no número de microempreendedores individuais (MEI) quanto no número de micro e pequenas empresas.”

Microempresas

Ainda segundo o estudo o maior incremento foi entre as microempresas. Mesmo que elas não sejam maioria, o número já passou de 267,1 mil para 390,4 mil, um incremento de 46%.

MEIs

Por outro lado, entre os microempreendedores individuais (MEIs), o percentual é de 68% dos 18,4 milhões de pequenos negócios brasileiros. O aumento foi em torno de 34%, passando de 1,2 milhão para 1,6 milhão de negócios formalizados no período referido.

Entre as empresas de pequeno porte houve um aumento de aproximadamente 46%. No primeiro semestre do ano passado haviam sido abertas 267 mil e no primeiro semestre de 2021 foram 390 mil.

*Foto: Divulgação