Crédito mesmo sem garantia: 5 dicas para sua PME conseguir

Crédito mesmo sem garantia: 5 dicas para sua PME conseguir

Crédito mesmo sem garantia, segundo especialistas, um dos processos mais burocráticos e demorados para empreendedores

A busca por financiamento pode ser um desafio complicado para um empreendedor, especialmente, para quem está começando um negócio. E isso vale para as pequenas e médias empresas (PMEs). No entanto, com as orientações certas, esse processo pode se tornar mais prático e acessível. 

Crédito mesmo sem garantia

De acordo com David Mourão, CEO e cofundador do Linker, banco voltado para pequenas e médias empresas, conseguir crédito mesmo sem garantia, é um dos processos mais burocráticos e demorados para empreendedores . Vale dizer também que a simples simulação de crédito corporativo já pode ser uma barreira.

Contudo, Mourão explica que a recente queda de 0,5% da Taxa Selic, que está em 11,25%, abre margem para novos empreendedores buscarem capital. 

“A queda da taxa de juros além de possibilitar o investimento e crescimento das empresas, ela também aumenta o número de novos empreendedores que resolvem iniciar um novo negócio, já que passam a ter acesso menos custoso a capital”, comenta o especialista. 

5 dicas

Mourão divide a seguir cinco dicas fundamentais para empreendedores que estão procurando obter crédito:

1 – Prepare uma apresentação financeira sólida

Antes de buscar crédito, é fundamental apresentar informações financeiras claras e precisas. Isso inclui demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e fluxos de caixa. 

“Ter uma compreensão profunda de sua situação financeira ajudará a construir confiança com os credores e demonstrar que você está tomando decisões conscientes”, diz ele.

2 – Conheça suas necessidades e objetivos

Mourão diz que é essencial ter mente o que pretende fazer com o crédito que quer obter. Qual é a finalidade desse dinheiro para impulsionar seu negócio? “Ter metas específicas e um plano bem definido mostra aos credores que você é um tomador de empréstimo responsável e capaz de maximizar os recursos recebidos”.

3 – Explore diferentes opções de crédito

Há diversas opções de crédito para as PMEs. Isso vai desde empréstimos tradicionais até linhas de crédito rotativo e soluções de financiamento alternativas em fintechs especializadas neste mercado. portanto,  pesquise e compare as opções para encontrar aquela que melhor se alinha às suas necessidades e capacidade de pagamento, pontua o especialista

4 – Mantenha um bom histórico de crédito empresarial

A partir de um crédito empresarial saudável, você pode conseguir boas taxas e termos de empréstimo. “Certifique-se de pagar suas obrigações financeiras pontualmente e de forma consistente. Isso construirá uma reputação positiva aos olhos dos credores e facilitará a obtenção de crédito no futuro”, diz Mourão.

5 – Utilize tecnologia financeira a seu favor

Por fim, a tecnologia está transformando o setor financeiro, tornando processos mais ágeis e eficientes. Prova disso é que as fintechs especializadas no mercado de PMEs oferecem soluções de gerenciamento financeiro, acesso a crédito e ferramentas de análise que podem ajudar os empreendedores a se destacarem na busca por crédito. Utilizar essas ferramentas pode agilizar o processo, além de aumentar suas chances de aprovação.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/barista-feminina-com-tablet-fazendo-pedidos-em-uma-cafeteria_26146538.htm#fromView=search&page=1&position=8&uuid=b6ef46ea-ba52-4798-8da9-ce94d6c03997