Música para jovens de Brasília: Reco do Bandolim lança projeto

Música para jovens de Brasília: Reco do Bandolim lança projeto

Música para jovens de Brasília se viabilizará por meio de parceria do Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília e da Escola Brasileira de Choro, e ocorrerá até dezembro

Cada vez mais projetos musicais contemplam jovens de todo o Brasil que querem aprender algum instrumento e, consequentemente, construir uma carreira neste meio. Um desses casos é a Orquestra Jovem do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, que tem à frente do conselho administrativo, o empresário Ernesto Heinzelmann. O projeto acontece na cidade de Joinville (SC), e conta com mais de 180 alunos bolsistas, vindos da rede pública de ensino. O Musicarium oferece a uma formação musical capaz de preparar esses estudantes como músicos de alta performance, mas que também estarão prontos para contribuir para a transformação sociocultural do país.

Música para jovens de Brasília

Já na região Centro-Oeste do país podemos citar o Música para Todos, desenvolvido em Brasília. À frente da iniciativa está o bandolinista Reco do Bandolim, em parceria com o Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília (ICEM) e à Escola Brasileira de Choro. A ideia é propagar este gênero musical a adolescentes da região. A seguir, conheça mais sobre este programa inovador.

Além disso, o projeto de música para jovens de Brasília é totalmente gratuito, e pretende promover ações de ensino, difusão, capacitação e fomento cultural aos participantes. As atividades do projeto seguem de abril a dezembro.

Como funcionarão os cursos

Com duração de duas horas, os cursos serão semanais, e acontecem no contraturno das escolas selecionadas. Mas, há uma novidade no projeto: uma sexta-feira por mês, um dos encontros é dedicado a uma aula-show no Clube do Choro. As aulas abordam o estudo de instrumentos, como: cavaquinho, pandeiro, percussão e violão, além de abordagens teóricas.

Certificado

Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão, que será entregue em uma cerimônia no Clube do Choro, onde também haverá um show com grupos contratados pelo ICEM.

Escola de Choro Online

Outra proposta do projeto é a Escola de Choro Online, plataforma que visa democratizar o acesso ao choro, baião e samba. O site irá oferecer aulas gravadas, partituras e materiais didáticos. As aulas estarão disponíveis gratuitamente para os alunos a partir dos 10 anos e também para professores de escolas públicas que desejam adquirir conhecimento especializado e oportunidades de formação profissional.

Rodas de Choro

Por fim, o programa promoverá as Rodas de Choro, com uma série de 40 apresentações gratuitas, ao longo de 10 meses, abertas ao público. Esses encontros serão no Espaço Cultural do Choro, às quartas-feiras, às 18h30. Além das performances, serão oferecidos gratuitamente os instrumentos a quem quiser tocar.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/casal-tocando-violao-enquanto-acampa-do-lado-de-fora_10526563.htm#fromView=search&page=1&position=9&uuid=8b3ff076-5ced-4f81-bdc8-414f86df21f7