App da Qulture.Rocks se baseia em práticas de RH do Google

app da qulture.rocks se baseia em praticas de rh do google

Ferramenta da Qulture.Rocks promete auxiliar companhias a tomar decisões baseadas em dados

Como um app com foco em práticas de RH do Google pode ajudar outras empresas e a proporcionar uma carreira mais sólida a seus colaboradores? A reposta é simples: ““Não confie somente no instinto: use dados para prever e moldar o futuro”. A afirmação é do autor Laszlo Bock, do best-seller “Um Novo Jeito de Trabalhar”. A obra aborda como o Google mostrou uma forma diferente de se tornar uma das empresas mais criativas e bem-sucedidas do mundo. Portanto, algumas dessas estratégias, como a disciplina de People Analytics, possibilita às empresas tomar decisões sobre sua cultura, ambiente de trabalho, políticas e processos de gestão e remuneração com base em dados, e não apenas em achismos ou percepções.

Qulture.Rocks

E foi nesta possibilidade que se agarrou a statup Qulture.Rocks – HR Tech, que possui sede em São Francisco, na Califórnia. Mas que também tem um escritório em São Paulo. A empresa acaba de lançar um aplicativo para a realização de pesquisas de clima. Ou seja, a partir daí será possível coletar informações com base em conhecimento científico de ponta. Além de cruzar dados de colaboradores, como área, departamento, tempo de casa e avaliações de desempenho na plataforma. E tudo isso com base em um mapa de calor que torna as informações visualmente mais intuitivas e fáceis de ser interpretadas.

Em um mundo pandêmico, contar com ferramentas que facilitem a vida de recrutadores tem sido bastante utilizada. É o caso do app de recursos humanos da empresa Revelo.

Clima

A partir de uma pesquisa de clima é possível visualizar de modo rápido grupos de colaboradores que se sentem bem e àqueles que precisam de atenção imediata, e até mesmo criar planos de ação para reter os principais talentos.

Propósito do app

A Qulture.Rocks afirma que por meio da plataforma pretende que seus clientes dependam menos de “dados rudimentares de consultorias”. Isso inclui os famosos prêmios com foco em um selo de marca empregadora. Portanto, o objetivo é passar a mensurar os resultados de suas decisões com pesquisas sólidas e métricas relacionadas a questões, como retenção, turnover e desempenho dos colaboradores.

Opinião de clientes da Qulture.Rocks

De acordo com André Abreu, fundador da startup BossaFox, que conecta uma base de mais de 10 mil profissionais freelancers a médias e grandes empresas, afirma que o app da Qulture.Rocks tem ajudado a empresa a tomar decisões mais certeiras:

“A área de people é a que a gente mais investe e mais cuida, mas nunca tivemos muita visibilidade de como as pessoas estavam se sentindo.”

A partir do app, “agora temos não só uma visão como também usamos esses dados na tomada de decisões”.

Investimento

Em contrapartida, para potencializar o desenvolvimento do produto, a Qulture.Rocks tem entre seus investidores fundos como o Y Combinator. Além de executivos seniores de empresas como LinkedIn e Nubank. Contudo, também realizou parceria com mais de dez clientes, entre os quais: unicórnios e que utilizaram a ferramenta em primeira mão e dar seus preciosos feedbacks.

Já no Brasil, a empresa contou uma equipe de pesquisadores e também na Europa, entre eles profissionais Ph.D e pós-doutores nos campos de: psicologia organizacional, cultura e psicometria, para conduzir as pesquisas empregadas na construção do novo aplicativo.

Lançamento

No dia 9 de dezembro ocorreu o lançamento do aplicativo Pesquisas & People Analytics da Qulture.Rocks. o evento aconteceu em formato online e contou a participação do CEO da empresa, Francisco H. de Mello, e da líder de produto Isabel Gomes.

*Foto: Divulgação