Trabalho híbrido ou remoto: O que preferem os funcionários?

Trabalho híbrido ou remoto: O que preferem os funcionários?

Trabalho híbrido ou remoto foram tema de pesquisa, onde o engajamento entre trabalhadores desse tipo cresceu entre 2023 e 2024

Recentemente, foi publicado o novo relatório da firma Morning Consult. Nele consta que funcionários preferem, atualmente, o trabalho híbrido ao remoto. Vale destacar que esta é a primeira vez em que o modelo é o mais desejado desde que a empresa começou a analisar tendências de mercado, em 2022.

Uso da inteligência artificial

O levantamento revelou ainda a quantidade de trabalhadores que estão usando inteligência artificial no ambiente de trabalho. Além disso, aproximadamente 45% disse que a IA faz parte do dia a dia profissional. Ademais, 42% contou acreditar que a inteligência artificial possui um impacto positivo no trabalho.

Trabalho híbrido

Todavia, de 2023 para 2024, foi observado um aumento no engajamento dos funcionários híbridos. Fatores como um código de vestimenta flexível e a cobertura de custos de deslocamento estão entre os principais aspectos que resultaram na preferência do trabalho híbrido ao remoto, fazendo os trabalhadores voltarem para o escritório alguns dias por semana.

Como foi o estudo – número de participantes

Quase 3.400 funcionários adultos participaram do estudo, que ocorreu em janeiro. A maioria – cerca de 65% – trabalha presencialmente. Em contrapartida, apenas 46% apresentou preferência por essa modalidade de emprego.

Regimes de trabalho

Todavia, cada vez mais mudanças têm sido observadas no que diz respeito aos regimes de trabalho. Prova disso é que no mês de março, o senador norte-americano Bernie Sanders apresentou um projeto de lei que altera a semana útil para 32 horas em vez de 40 nos Estados Unidos.

Rejeição ao trabalho presencial

Por outro lado, fatores como o avanço da internet e a pandemia fizeram com que cada vez mais pessoas rejeitem o trabalho presencial, o qual deixou de ser visto como a única opção por funcionários e empregadores. E à medida que a tecnologia também é integrada ao trabalho, torna-se cada vez menos necessário ir até o escritório para trabalhar.

Conclusão

Por ora, trabalhadores norte-americanos parecem preferir o modelo híbrido ao totalmente remoto. Entretanto, no futuro, é difícil determinar qual será a modo escolhido por patrões e empregados pelo mundo.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-sorridente-segurando-um-laptop-no-escritorio-e-trabalhando_13296900.htm#fromView=search&page=1&position=34&uuid=9371d506-a5f9-46b0-a0fd-6842510d0c41