Educação online e indústria 4.0 podem transformar o digital brasileiro

educação online e indústria 4.0 podem transformar o digital brasileiro

Governo brasileiro firma parceria com companhia americana Cisco para aceleração da digitalização da educação online e indústria 4.0

Nesta quarta-feira (27), o ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou uma parceria com companhia de tecnologia americana Cisco. O objetivo é desenvolver soluções digitais que serão usadas no processo de transformação do setor no país, que envolve a educação online e a indústria 4.0.

A cerimônia do acordo contou com a presença de executivos da Cisco, como o presidente Laércio Albuquerque, e do ministro Marcos Pontes.

Parceria do governo com a Cisco

A Cisco é uma das gigantes do setor de tecnologia da informação, especialmente com serviços ligados ao setor de telecomunicações. Fundada nos Estados Unidos, na década de 1980, nesta quarta (27), a empresa estava avaliada na bolsa de valores da Nasdaq em mais de US$ 193 bilhões.

A parceria entre o governo brasileiro e a companhia americana possui validade de três anos, e foi chamada de Country Digital Aceleration. O acordo vai focar na transformação digital de diferentes áreas de uma região. A Cisco já conta com parcerias similares em outros 33 países.

Na prática, a empresa vai investir em 32 projetos que são escolhidos em conjunto com o setor público. Os recursos serão alocados em áreas que o governo concordar que tenha necessidade de inovação. No início, a digitalização contemplará as áreas de educação, indústria, saúde e segurança digital.

Educação online e indústria 4.0

Em relação à educação online a indústria 4.0, entra neste patamar o desenvolvimento de um conselho de inovação cibernética no país, além de um desenvolvimento de um protótipo e de cem pilotos de escolas digitais conectadas. Por fim, a criação de um centro de experiência de tecnologias que possam habilitar a indústria 4.0.

Vale ressaltar que em 2019 foi divulgado o Mapa do Trabalho Industrial, publicado em agosto pelo SENAI, que dizia que o setor carecia de profissionais qualificados. Com o desejo do governo em querer realizar uma transformação digital no Brasil, este fator do ano passado pode mudar.

Valor alocado

A companhia Cisco informou que não revela números de quanto investe nessas parcerias realizadas em cada país sobre o valor alocado.

A empresa americana afirma que o acordo com o governo brasileiro começou a ser costurado ainda no ano passado, durante o evento Mobile World Congress, realizado anualmente em Barcelona, na Espanha.

À época, uma delegação brasileira que representava o governo se reuniu com executivos da Cisco e visitou o centro de inovação da empresa na cidade.

Fonte: Revista EXAME

*Foto: Divulgação