Entrevista de emprego: como saber se foi bem

Entrevista de emprego

Em uma entrevista de emprego a conversa deve ser transparente com a equipe de recrutamento; além de saber tudo sobre a empresa e se preparar para as solicitações oferecidas por ela

Ao fazer uma entrevista de emprego e ir para casa fica aquela dúvida: passei ou não? Porém, se você chegou até a fase da entrevista de um processo seletivo é porque a empresa gostou de seu perfil e está pronta para conhecer você melhor.

Entrevista de emprego

Sendo assim, é o momento de estudar e entender mais como convencer os gestores de seu potencial. Além disso, você deve entender também se causou uma boa impressão nos entrevistadores.

Preparo

Agora, a palavra-chave que você deve ter em mente é: preparo. Ou seja, é preciso estar apto a estudar a empresa e com isso se preparar para as solicitações oferecidas por ela.

Desta forma, você conseguirá se destacar dentre os demais concorrentes e almejar uma carreira de sucesso. Isso porque terá em suas mãos um storytelling que conecta suas habilidades com as skills mais buscadas pela empresa.

Expressão verbal

Por outro lado, organizar seu modo de se expressar diante dos recrutadores é de vital importância. Há uma dica que pode ser usada aqui que é a metodologia STAR. Ela consiste na sigla: situação, tarefa, ação e resultado.

Em suma, você deve explicar as situações nas quais está inserido, as tarefas ligadas a ela, as ações incentivadas por estas tasks, além dos resultados gerados por estas. Nesse sentido, você conseguirá responder perguntas clássicas, como, “Me conte mais sobre você” sem ficar perdido durante o processo.

Texto engessado

Entretanto, não chegue à entrevista com um texto engessado. Neste caso, compreenda os pontos a serem abordados e elucidá-los durante a conversa ao vivo. Você também deve prestar atenção ao tempo de sua fala, para que ela seja objetiva e dure, em média, menos de dois minutos.

Valorizar o contato dos recrutadores

Por fim, também é importante que participantes de entrevistas profissionais valorizem o contato com os recrutadores, fazendo perguntas de valor. É isso tudo que será um diferencial para que o candidato consiga entender melhor a visão do recrutador em relação à conversa.

*Foto: Reprodução