Idade avançada na profissão é uma vilã na carreira?

Idade avançada na profissão

Idade avançada na profissão vem sendo sempre questionada, mas agora, sob o tema de diversidade; entenda melhor

Ultimamente, a palavra de ordem em uma carreira profissional é diversidade. Hoje, é mais comum que este conceito seja aplicado à diversidade sexual ou racial. No entanto, há também a aplicação deste à idade da pessoa.

Idade avançada na profissão

Além disso, a idade avançada na profissão costuma ser um grande criador de tensões e estressse para quem está neste patamar. Isso porque ao aliar as ideias pré-concebidas sobre o envelhecimento em uma sociedade que preza cada vez mais por um ideal de junventude eterna, a idade também se torna um problema do ponto de vista de questões que envolvem a carreira profissional. Por outro lado, será mesmo que a idade é um vilão da carreira?

Atualmente, é bastante comum que profissionais acima de 40 anos, sintam-se apreensivos com a possibilidade de mudar de carreira ou buscar algum outro cargo. O medo de se arriscar tende a crescer junto com a idade. Mas, este é um preconceito sem fundamento, uma vez que a idade e tempo de carreira não sejam sinônimos de maturidade profissional, é comum que profissionais com mais idade tenham sim mais conhecimento devido à experiência.

Sociedade em mudança

Asociedade está em constante transformação, afinal, esta é composta por pessoas e pessoas mudam todos os dias. Nos últimos anos, essas mudanças sociais acrescidas por mudanças de cunho econômico fizeram com que a idade sofresse também alterações profundas. Se há 50 anos, o comum era o jovem se casar aos 20 anos e constituir família, hoje esta idade apenas configura o início da vida acadêmica e o fim tardio da adolescência.

Hoje, os 30 anos de uma pessoa marca muitas vezes o começo de uma vida profissional. Isso porque existe uma série de cursos e especializações que aumentaram em alguns anos o processo de profissionalização. Sendo assim, é apenas inevitável que a idade dos profissionais também siga esta tendência. Além disso, a qualidade de vida tem se tornado cada vez mais complexa e a sociedade sente essas modificações.

Portanto, o fator idade deixa de ser tão importante frente à preparação intelectual, mesmo em situações em que o profissional já possui uma aposentadoria já não são restritivas como há algumas décadas. Hoje, aposentados buscam novas formas de continuar em atividade mesmo com a opção de não trabalhar no mercado formal.

Ageism

E é por essas e outras, que a palavra de ordem dos dias atuais é diversidade. É mais comum que este conceito seja aplicado à diversidade sexual ou racial, porém existe também a aplicação deste à idade. O “ageism” é um termo em inglês que fala sobre o preconceito contra pessoas com idade avançada, ou seja, esta é uma discussão que está em pauta e é muito atual.

Por fim, como já dito acima, demora-se cada vez mais para o profissional adentrar o mercado de trabalho. Portanto, é apenas inevitável que os parâmetros de idade também se modifiquem para englobar esses profissionais de mais idade.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Tim Gouw – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/bwki71ap-y8)