Reinvenção do carro da Stock Car para 2025: entenda o caso

Reinvenção de carro da Stock Car para 2025: entenda o caso

Reinvenção do carro da Stock Car é possível graças ao avanço da tecnologia; categoria investe R$ 85 milhões para se tornar mais competitiva e equilibrada

A Stock Car Pro Series, maior categoria de automobilismo da América Latina, não será mais a mesma a partir de 2025. Isso porque no último sábado (5), a Vicar, promotora da Stock, anunciou que o carro utilizado pelos pilotos foi reinventado e agora contará com tecnologia 5G, 250 quilogramas a menos e 500 cavalos de potência.

Além disso, especialmente esta edição de 2023 da Stock Car vem emocionando bastante público e veteranos a cada etapa. É o que afirmou o ex-piloto gaúcho Renato Conill, nas etapas de Tarumã e Cascavel.

Reinvenção do carro da Stock Car

A reinvenção do carro da Stock Car, marcada a partir de 2025, chega em um ótimo momento, uma vez que o carro atual foi concebido há quase 14 anos. Portanto, a parte de tecnologia ficou para no tempo, afirma Julianelli.

Ele disse ainda que a premissa, junto com a Audace Tech, “foi de produzir um carro mais leve, mais moderno e mais competitivo, mas que ainda cabe no bolso das equipes e dos patrocinadores, sem alterar a dinâmica da categoria”.

Componentes do veículo de 2025

Chassi

O Chassi é composto por tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Sozinho, ele pesa 160 kg.

Volante

O volante fabricado pela Grid Engineering foi projetado com tecnologia utilizada na Fórmula 1 e elementos retirados dos consoles de videogame.

Motor

Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600.

Aerofólio

O novo modelo contará também com asa móvel em fibra de carbono, instalada no aerofólio.

Soldagem

Já as peças do chassi do novo modelo foram soldadas por robôs para evitar qualquer diferença entre os carros dos pilotos.

Parcerias e investimento

Contudo, para atingir esses objetivos, a Vicar juntou diversas empresas especializadas no setor automobilístico, em grande parte brasileiras, e investiu R$ 85 milhões para tirar o projeto do papel. Entre os destaques do novo modelo estão a ampla conectividade fornecida pelo sistema Qualcomm Snapdragon, que também oferece a capacidade de sensorização de diversos sistemas do veículo, como: o chassi produzido com aço especialmente desenvolvido pela ArcelorMittal, o câmbio Xtrac, utilizado em alguns dos carros mais velozes do mundo, e um sistema de suspensão que permite uma dirigibilidade diferenciada.

*Foto: Reprodução/Flickr (FULLPOWER ENERGY – flickr.com/photos/fullpowerenergy/6915925338)