Streaming de jogos para TVs: Microsoft pode se tornar a “netflix dos games”

streaming de jogos para tvs microsoft pode se tornar a netflix dos games

Streaming de jogos para TVs funcionará a partir de um dispositivo destinado a jogos eletrônicos transmitidos via computador em nuvem

Recentemente, a Microsoft anunciou que está em fase de desenvolvimento de um dispositivo de streaming de jogos para TVs. Sendo assim, ele poderá transmitir via computação em nuvem por meio de um televisor, sem a necessidade de precisar adquirir um console para jogar.

Streaming de jogos para TVs

O streaming de jogos para TVs integra uma iniciativa do negócio chamado “Xbox Game Pass”. Ele oferece acesso a uma biblioteca de jogos, mediante uma assinatura mensal.

Hoje, o Xbox Game Pass funciona em PCs ou consoles da Microsoft. Mas com o novo dispositivo, o serviço deve atingir mais usuários. Tal iniciativa é similar ao GameFly, empresa que operou entre 2012 e 2018. Ela chegou a ser parceira exclusiva dos televisores da Samsung no Brasil. Porém, encerrou atividades após ser adquirida pela Eletronic Arts.

Já o streaming de jogos para TVs da Microsoft tem apoio do Google Stadia, um serviço, que é um serviço de streaming de games do maior buscador online.

TVs e smartphones

O projeto da Microsoft pretende levar a transmissão tanto para televisores quanto para smartphones. Entretanto, a dona do Xbox terá de de desenvolver uma tecnologia específica para que os usuários possam conectar em TVs ou monitores de computador e transmitir via jogos da nuvem. Ou seja, sem a necessidade de um console ou um computador de última geração.

Portanto, é preciso apenas um televisor e controle remoto para jogar games. Além disso, os jogos serão executados em um datacenter da Microsoft e transmitidos ao jogador em tempo real via internet.

A aposta da Microsoft é um modo de entender que o streaming de jogos para TVs é o futuro que a empresa espera para o mundo dos videogames. Com isso, ele pode ser um entretenimento interativo que não necesariamente envolva o modelo tradicional de hardware e software.

Em nota, o CEO mundial da Microsoft, Satya Nadella, explica:

“Como empresa, a Microsoft aposta totalmente nos jogos. Os jogos são a categoria mais dinâmica na indústria do entretenimento. Na verdade, existem três áreas principais nas quais acreditamos ter uma vantagem competitiva incrível: primeiro, nossa liderança em nuvem. Em segundo lugar, os recursos de que dispomos para construir o nosso serviço de assinatura, o Xbox Game Pass. E terceiro, nosso foco geral em capacitar criadores.”

Lançamento

Ainda de acordo com a Microsoft, os jogos em Nuvem do Xbox Game Pass Ultimate, plano mais completo do serviçop de assinatura da companhia, serão lançados ainda em 2021 nos seguintes países: Brasil, Austrália, México e Japão.

“Nas próximas semanas, os jogos em nuvem no navegador serão abertos a todos os membros do Xbox Game Pass Ultimate. Com suporte para Edge, Chrome e Safari, os jogadores estarão a apenas um clique de jogar em quase todos os dispositivos.”

Xbox Game Pass

O Xbox Game Pass é o serviço de jogos por assinatura onde consumidores que possuem um Xbox ou um PC podem acessar um grande catálogo de jogos por um valor mensal.

O modelo de negócio semelhante ao adotado pelos outros serviços de streaming da atualidade como Netflix e Spotify. Mas com a diferença que é necessário um console próprio para funcionar e que parte dos títulos só estavam disponíveis via download digital.

Em contrapartida, com a novidade atual, haverá uma maior integração ao sistema de Nuvem e a futura adaptação do sistema para outras plataformas. Além disso, usuários poderão acessar esses jogos de qualquer dispositivo e sem a necessidade de fazer um download.

Assinaturas

Hoje, há três tipos de assinatura para o Xbox Game Pass:

  • para Xbox, custa R$ 29,99 por mês;
  • para PCs, com o mesmo preço e que inclui a EA Play;
  • e a mais completa, chamada Ultimate, com custo mensal de R$ 44,99.

*Foto: Divulgação