IA ajuda na busca por emprego: conheça 5 ferramentas

IA ajuda na busca por emprego

IA ajuda na busca por emprego e que vai além de escrever de modo rápido uma carta de apresentação

Atualmente, toda a conversa sobre inteligência artificial parece ser relacionada a empregos que ela poderia substituir. No entanto, as novas ferramentas de IA generativas também podem ajudá-lo a encontrar um novo trabalho. Confira neste texto como pode fazer isso.

IA ajuda na busca por emprego

Neste caso, a IA ajuda na busca por emprego a partir de novos recursos ou ferramentas do LinkedIn, Adzuna e Rezi. Todas elas pretendem não apenas fortalecer o que você está enviando em um pedido de emprego, mas também ajudá-lo a tomar decisões de carreira ou até desistir.

É o que explica James Neave, chefe de ciência de dados da plataforma de busca de empregos Adzuna. Para ela, a IA está sendo utilizada praticamente em todas as fases. E complementa dizendo que com o surgimento de tecnologias como o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, do Google, mais ferramentas relacionadas à carreira estão adicionando recursos de IA a seus produtos. Hoje, quase metade (46%) dos 2.153 candidatos a emprego pesquisados ​​pelo Resume Builder disseram que estão usando o ChatGPT para escrever seus currículos ou cartas de apresentação.

Novas habilidades e carreiras

Contudo, de acordo com Nitzan Pelman, fundador e CEO da organização sem fins lucrativos Climb Hire, a plataforma ajuda os trabalhadores a aprender novas habilidades e encontrar novas carreiras. Portanto, as ferramentas de IA podem ser particularmente úteis para trabalhadores menos qualificados.

“Um funcionário do Trader Joe’s nem sempre sabe quais são suas habilidades. Se eles souberem como contar ao ChatGPT sobre o que fazem, isso pode ajudá-los a traduzir essas funções em habilidades.”

Nem todas as empresas são adeptas da nova tecnologia

Por outro lado, alguns gerentes de contratação e empresas não estão aceitando a prática. Os usuários de IA ainda devem avaliar os resultados de conteúdo e ferramentas gerados por IA, diz Pelman.

“Você tem que usar seu próprio pensamento crítico para descobrir: isso é sólido ou não?”

Principais ferramentas

LinkedIn

Entrar em contato com os gerentes de contratação pode ser assustador. O que sua mensagem deve dizer? Desde maio, o LinkedIn começou a usar IA generativa para ajudar assinantes premium a redigir mensagens personalizadas ao trocar mensagens no LinkedIn com gerentes de contratação.

De acordo com uma postagem de Ora Levit , diretor sênior de gerenciamento de produtos e chefe de crescimento principal, o novo recurso é um complemento às ferramentas de escrita com IA da plataforma de trabalho, que ajudam os usuários a aprimorar seus perfis.

“A personalização ainda é importante. Portanto, reserve um tempo para revisar e editar o rascunho para torná-lo seu e transmitir sua voz e, em seguida, enviar para o gerente de contratação, ficando um passo mais perto de sua próxima oportunidade.”

NAV

O NAV usa IA generativa e seus algoritmos para dar uma pontuação à sua carreira ou ofertas de emprego. Fundado pela dupla de marido e mulher Heather e Howard Matalon em junho, os usuáriosda plataforma concluem a avaliação online do NAV para receber a pontuação e obter feedback sobre se é hora de sair ou não.

Em suma, pense nisso como uma pontuação de crédito para o quão bem você está subindo a escada, diz Howard Matalon.

“Trata-se de obter o tipo de conselho que você precisaria de uma perspectiva de recursos humanos em áreas críticas sobre sua trajetória de carreira.”

Além disso, o NAV também oferece treinadores de carreira humanos para ajudar os usuários a analisar seus resultados e fornecer conselhos.

Adzuna

Em junho, a plataforma de busca de empregos lançou o Prepper, uma ferramenta de preparação para entrevistas que usa IA para gerar perguntas e feedback para suas respostas. Nos primeiros 10 dias, alcançou mais de 2.000 usuários por dia. Adzuna não é novidade na IA; sua ferramenta de avaliação de currículos utiliza um modelo de processamento de linguagem natural desde 2014.

Para usar o Prepper, os candidatos a emprego fornecem o modelo de linguagem ampla com a descrição do cargo para o qual estão sendo entrevistados, e o Prepper gerará perguntas de entrevistas específicas da empresa e do emprego. Os usuários digitam suas respostas e a ferramenta fornece feedback sobre essas respostas, sugerindo também outras respostas para melhorar o diálogo.

Agora, a empresa planeja expandir seus recursos para que os usuários possam responder às perguntas da entrevista apenas com a voz. Segundo Neave, esse recurso pode ajudar com as ansiedades pré-entrevista.

Copiloto de carta de apresentação

Não é todo mundo que sabe ou gosta de escrever cartas de apresentação. Sendo assim, conseguir um serviço para escrever uma carta para você parece ser melhor. Porém, geralmente isso inclui uma taxa.

Neste caso, o Cover Letter Copilot de Ben Broch , que usa IA generativa e foi lançado no início de junho, é um serviço gratuito. Broch, cujo histórico é em gerenciamento de produtos, diz que os usuários também não precisam solicitar ao gerador ChatGPT respostas individuais às perguntas. Os caçadores de emprego podem fazer upload de seu currículo e a descrição do trabalho, e a ferramenta gerará uma carta de apresentação personalizada.

Entretanto, Broch diz que serve apenas como ponto de partida. “Não quero que seja apenas ‘aperte um botão e a IA faz tudo’. Realmente precisa se sentir como um copiloto onde você está no controle.”

Rezi

Por fim, o criador de currículos GPT da Rezi é uma escolha popular entre os candidatos a emprego. Mas sua nova ferramenta, lançada no ano passado, atrai os desistentes.

O novo construtor de cartas de demissão de IA da empresa usa aprendizado de máquina para criar memorandos simples e profissionais em poucos segundos. Basta apenas inserir o básico: nome da empresa, cargo, último dia de trabalho, motivo da demissão e sua assinatura.

A ferramenta já atendeu mais de 315.000 usuários e oferece modelos específicos de trabalho, como para gerentes de produto, secretários jurídicos e muito mais.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Emiliano Vittoriosi – unsplash.com/pt-br/fotografias/kdNhf7vJSik)